• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia é o estado brasileiro com maior número de homicídios há mais de 4 anos
Bahia

Bahia é o estado brasileiro com maior número de homicídios há mais de 4 anos

Rui Costa, no entanto, culpa Bolsonaro pelos números da violência no estado

Por Da Redação
Ás

Bahia é o estado brasileiro com maior número de homicídios há mais de 4 anos

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a culpar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pelo alto índice de violência da Bahia. No entanto, os dados do Atlas da Violência 2020, um documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que há quatro anos consecutivos a Bahia ocupa o pódio de estado com maior número de vítimas de homicídios. Ou seja, o estado sofre com a segurança pública antes mesmo do governo Bolsonaro.  

Reforçando os dados, o deputado estadual Capitão Alden lembrou ao petista nesta terça-feira (11) que os números de homicídios no Brasil seguem reduzindo e que o estado está na contramão do país no setor de Segurança Pública. “Temos um governador que não governa, mas que coloca a culpa da sua incompetência nos outros. A insegurança, na Bahia, só faz crescer desde quando o PT assumiu o Governo do Estado”, disse o deputado.

“Os nossos agentes de Segurança Pública estão desvalorizados, sem material, sem condições alguma de atuação, e esta culpa não é de mais ninguém que não seja do governador. Temos um secretário que vai para a imprensa e aconselha ao policial a não morrer. Isso é um desgoverno”, completou. 

De acordo com os dados do índice nacional de homicídios, em 2020, foram registrados pelos órgãos de segurança da Bahia 3.832 assassinatos, entre janeiro e setembro. Já em 2021, no mesmo período, foram 4.252 mortes. Em todo o país, de janeiro a setembro de 2021, foram registradas 30.954 mortes violentas, contra 32.471 nos mesmos meses de 2020. Ou seja, 1.517 a menos. 

Estão contabilizadas no número às vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Além disso, dados do DATASUS/TabNet mostram que a Bahia teve um crescimento de 200% no número de homicídios desde o início do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia.

No ano de 2018, antes do presidente Jair Bolsonaro assumir a presidência, a Bahia já aparecia entre os estados com mortes violentas, ocupando a segunda colocação, com 10,8% da taxa. As informações são do Atlas da Violência 2018, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que ainda observou que no mesmo ano, o estado baiano estava entre as unidades federativas com a situação mais grave, com 46,9%, uma das maiores taxas de homicídio por 100 mil habitantes.

Conforme dados da Atlas da Violência 2019, a Bahia registrou 55,3% da taxa estimada de homicídios no ano, e se manteve entre os estados que registraram os maiores índices: São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima.

O Farol da Bahia entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para solicitar um posicionamento sobre o assunto, mas o órgão afirmou que não emite notas sobre declarações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário