• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia: Empresa afirma ter insumos suficientes para exames da Covid-19
Bahia

Bahia: Empresa afirma ter insumos suficientes para exames da Covid-19

Estado sofre com escassez de testes para detectar a doença

Por Da Redação
Ás

Bahia: Empresa afirma ter insumos suficientes para exames da Covid-19

Foto: Reprodução

Com o aumento em 98% na procura pelos testes para detectar a infecção pelo Coronavírus, anunciado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) nesta quarta-feira (12), o país se preocupa com uma possível escassez do insumo. No entanto, a companhia Testes Moleculares afirma ter condições de atender a ampliação da demanda pelos próximos dois meses, na Bahia.

Ao todos, existem 25 laboratórios parceiros que terão condições de atender a demanda. Em 2020, a Testes Moleculares realizava 150 testes RT-PCR, em média, diariamente, chegando a processar entre 800 e 1.000 exames, por dia, no pico da pandemia.

Segundo o CEO da companhia, Gabriel Rodrigues, o desabastecimento de insumos fundamentais para os testes é provocado, dentre outras coisas, “pela alta na procura por empresas de todo o mundo e, também, pela demora nos despachos de cargas de importação, por causa da greve dos servidores da Receita Federal”. 

A nota técnica emitida pela Abramed alerta para uma possível “falta de oferta de exames”, por causa da “alta transmissibilidade da nova variante Ômicron” que “causou aumento exponencial de casos, o que vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de testes”.

A Abramed também sugere que sejam priorizados os atendimentos para “pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; pacientes hospitalizados e cirúrgicos; pessoas no grupo de risco; trabalhadores assistenciais da área da saúde; e colaboradores de serviços essenciais”.

A empresa realiza exames para a detecção de arboviroses como a Chikungunya, Dengue e Zika, além de vírus respiratórios como as Influenzas A e B e outros sete.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.