Bahia firma parceria com Hospital Albert Einstein para gestão do Hospital Ortopédico do Estado
Hospital deve ser entregue em 2024
Foto: Feijão Almeida GOVBA
O Governo do Estado da Bahia oficializou nesta quarta-feira (20), o a parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para a gestão do Hospital Ortopédico do Estado (HOE). Com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), o HOE se tornará o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.
Prevê-se que o hospital realize mais de 24 mil atendimentos por mês, abrangendo áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. O investimento total na obra, equipamentos e desapropriação alcançou R$ 221 milhões.
A Ortopedia é uma das principais demandas de regulação na Bahia, com aproximadamente seis mil pacientes necessitando de recursos mensalmente. Acidentes automobilísticos, principalmente envolvendo motociclistas, e quedas de idosos são as principais causas dessa demanda. Os acidentes com motocicletas representam cerca de 70% das internações nas UTIs do Estado, e atualmente, aproximadamente 15 mil pacientes aguardam por consultas e cirurgias em toda a Bahia.
Jerônimo, representante do governo, enfatizou que o HOE, ao ser inaugurado no primeiro semestre de 2024, proporcionará um atendimento de excelência. A parceria com o Einstein garantirá gestão eficaz, aliando infraestrutura moderna, equipamentos avançados e uma rede estratégica de profissionais.
O Hospital Albert Einstein, reconhecido como o melhor da América Latina pela revista Newsweek, possui mais de 20 anos de experiência na gestão de unidades públicas de saúde em São Paulo. A instituição é referência em Ortopedia e, em 2022, foi reconhecida como a melhor da região também nessa especialidade.
A inauguração oficial do Hospital Ortopédico do Estado está programada para março de 2024. Até lá, serão realizados os processos de seleção dos mais de 1.400 colaboradores, contratação de serviços e abastecimento de insumos.