• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia mantém liderança na produção de piaçava e umbu em 2022, aponta IBGE
Bahia

Bahia mantém liderança na produção de piaçava e umbu em 2022, aponta IBGE

Produção de produtos não madeireiros na Bahia sofre queda em 2022

Por Da Redação
Ás

Bahia mantém liderança na produção de piaçava e umbu em 2022, aponta IBGE

Foto: Divulgação/Seagri

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira (27), que, no período de 2021 a 2022, a Bahia viu a produção diminuir em sete dos dez produtos não madeireiros da extração vegetal investigados. A redução mais significativa ocorreu na produção de piaçava, com uma queda de 8,1%, representando 405 toneladas a menos e totalizando 4.623 toneladas. Em contrapartida, o estado registrou um aumento na produção de umbu, com um crescimento de 2,7%, adicionando 150 toneladas ao total e alcançando 5.753 toneladas. Umbu continua sendo o maior entre os produtos não madeireiros da extração vegetal na Bahia.

A Bahia manteve sua posição de liderança nacional na produção de piaçava e umbu em 2022. No caso da piaçava, nove dos dez municípios que mais extraem o produto no Brasil são baianos, com destaque para Canavieiras (2ª colocada nacional), Nilo Peçanha (3ª colocada), e Ituberá (4ª colocada). A liderança nacional pertence ao município de Barcelos, no Amazonas, com 2.000 toneladas extraídas em 2022.

Quanto ao umbu, quatro dos dez municípios com maior extração estão na Bahia, com Mirante (4ª colocada nacional), Manoel Vitorino (6ª colocada), e Brumado (8ª colocada) em destaque. A liderança nacional é do município de Espinosa, em Minas Gerais, com 2.150 toneladas.

A Bahia também se destaca como líder nacional na extração de castanha-de-caju, produzindo 571 toneladas em 2022, uma redução de 9,1% em relação ao ano anterior. Além disso, o estado lidera na extração de licuri, com 1.012 toneladas em 2022, um aumento de 6,9% em relação a 2021.

Em relação à castanha-de-caju, cinco dos dez municípios com maior extração estão na Bahia, com Sítio do Quinto (3ª colocada no país), Tucano (4ª colocada), e Jeremoabo (5ª colocada) se destacando. A liderança nacional pertence à cidade de Brejinho, em Pernambuco, com 79 toneladas. No caso do licuri, todos os dez municípios com maior extração estão na Bahia, com Cansanção, Serrolândia e Monte Santo liderando a produção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário