Esportes

Bahia perde para o Goiás e chega a oito partidas sem vencer

Revés faz Tricolor perder uma posição na tabela do Brasileirão

Por Da Redação
Ás

Bahia perde para o Goiás e chega a oito partidas sem vencer

Foto: Heber Gomes/AGIF

O Bahia perdeu para o Goiás por 4 a 3 neste domingo (24), em partida disputada no Serra Dourada, válida pela 34ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Tricolor chega a oito partidas sem vencer e cai para a 10ª posição na tabela de classificação, com 44 pontos, já o Goiás sobe para 9º, com 46 pontos.

Na primeira etapa, o Bahia foi lento e disperso. Assim pode ser definido o time do Bahia na primeira etapa. O time foi facilmente dominado pelo Goiás, que abusava das jogadas de velocidade pelas laterais para chegar com perigo à meta de Douglas. Diante desse domínio do jogo, o Esmeraldino não demorou para abir o placar. Logo aos sete minutos, Leandro Barcia evitou que a bola saísse pela lateral e cruzou pra cabeçada de Rafael Moura para o fundo das redes. Gol esse que só foi confirmado após revisão do VAR, já que havia suspeita que a bola pudesse ter saído.

Mal deu tempo para o Bahia cogitar alguma estratégia para chegar ao empate e o Goiás já ampliou. Aos 12 minutos, Leandro Barcia fez boa jogada pela direita e cruzou para dentro da área, a bola passou por Rafael Moura, mas sobrou pra Michael chutar no canto de Douglas. 2  a 0.

O lateral Moisés sofreu bastante na primeira etapa. Leandro Barcia explorou muito a velocidade pelo lado do jogador, que em muitos momentos falhava na marcação ou apresentava lentidão na recomposição defensiva. O segundo gol teve participação direta do atleta tricolor. Afinal, ele errou passe, tentou correr atrás para consertar o erro, mas não evitou que Barcia tivesse espaço para cruzar a bola.

Ofensivamente, o desempenho do Bahia foi bem fraco. O time que antes era reconhecido pela troca de passes até conduzir ao campo adversário para finalizar, aparentemente foi substituído pelo time que faz ligação direta com lançamentos do campo de defesa tentando busca pelos atacantes, que geralmente não funcionam. O goleiro Esmeraldino Tadeu não teve nenhum trabalho. Cruzamentos também foi uma das tentativas de chegar com perigo, mas eram na maioria ineficientes.

Diante da fragilidade do Bahia principalmente na defesa, o Bahia correu risco de ser goleado logo na primeira etapa. Aos 32 minutos, Marcelo Hermes fez boa jogada, cruzou para Rafael Moura que dominou e ajeitou para o chute colocado de Thalles, no travessão de Douglas. Aos 38 minutos, Michael após entortar Wanderson dentro da área quase fez 3 a 0, mas chutou em cima do goleiro Tricolor

Na segunda etapa, o Bahia tentou evitar o prejuízo e até começou melhor a etapa final, marcando bem no campo de defesa e trocando passes com mais calma até ir ao ataque. Com o rendimento crescendo, o Tricolor conseguiu diminuir o placar. Aos 13 minutos, Gilberto recebeu bom lançamento de Élber em profundidade e tocou na saída do goleiro Tadeu para marcar, pondo fim ao jejum de 11 partidas sem marcar um gol.

O gol poderia ser um recomeço do Tricolor na partida, mas a ducha de água fria veio aos 25 minutos. Marcelo Hermes cobrou falta, Gilberto se antecipou e, de cabeça, encobriu o goleiro Douglas, ampliando mais o placar. Com um boa vantagem já construída, o Esmeraldino se preocupou em administrar a vantagem, mas cometia alguns deslizes defensivos.

A equipe tricolor ainda diminui o placar aos 31 minutos, quando João Pedro arriscou de fora da área em chute rasteiro para vencer o goleiro Tadeu. Porém, a defesa, dispersa em toda partida, voltou a falhar. Aos 33, Yago Rocha cruzou, Leandro Barcia desviou e Marlone só completou pro gol. 

Lutando até o fim, O Bahia conseguiu mais uma vez diminuir o placar. Aos 45 minutos, Gregore recebeu dentro da área, tocou de calcanhar e Fernandão escorou para as redes, e foi só. O placar não foi novamente modificado.

O resultado corou a ótima apresentação do Goiás diante do torcedor. Bem organizado defensivamente e rápido no ataque, fruto das boas partidas de Leadnro Barcia, Marcelo Hermes e principalmente Michael, o Esmeraldino teve o controle da partida, sofreu em alguns momentos mas nada que comprometesse o triunfo.

Panorama do Bahia na partida

O Bahia fez por merecer perder a partida. Desatento do início ao fim da partida, o Tricolor foi presa fácil da marcação do Goiás e apresentou falhas defensivas determinantes para o resultado. Os erros de passes somados ao lançamentos do campo de defesa para o ataque tornaram a partida jogada pelo time de Roger bem fraca e previsível. Os gols foram uma rara exceção de jogadas bem trabalhadas.

A ausência de Artur, cortado devido a dores na coxa, foi bastante sentida pelo Tricolor, que perdeu um importante jogador de velocidade para fazer a transição ofensiva com perigo.

Moisés fez uma partida para esquecer. O lateral sofreu muito com a velocidade de Leandro Barcia e Michael pelo próprio lado. Além do mais, deixava muitos espaços, sendo que o segundo gol do Goiás teve participação direta do jogador. A defesa do Bahia em geral, aliás, fez uma partida horrível e acarretou no placar elástico.

Cada vez mais, fica nítido que o Bahia não estará na Libertadores do ano que vem. Escolhas erradas feitas por Roger Machado na escalação ao longo das partidas, queda de rendimento de alguns jogadores e a falta de um camisa dez, são algumas das questões que justificam o Tricolor estar tão distante do grupo que disputará a competição sul-americana (está a seis pontos do Corinthians, que pode aumentar vantagem caso vença Avaí, no complemento da rodada).   

A próxima partida do Bahia será na próxima quarta-feira (27), às 21h, contra o Atlético-MG, na Fonte Nova. Enquanto o Goiás visita o Internacional, no Beira Rio, também na quarta, só que mais cedo, às 19h30.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário