Bahia: previdência altera regra de convocação dos pensionistas para a prova de vida
O objetivo da medida é simplificar o processo, além de oferecer comodidade aos beneficiários
Foto: Reprodução/Saeb
A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está elaborando uma alteração na estratégia de convocação de pensionistas para a prova de vida. Sendo assim, a partir de janeiro de 2023, os pensionistas deverão executar o procedimento no mês do seu próprio aniversário e não no mês de nascimento do ex-servidor falecido que gerou a pensão, como ocorria até então.
De acordo com o órgão, no caso dos aposentados – que já faziam a prova de vida durante o mês do próprio aniversário – o cronograma não sofrerá alterações e continuará o mesmo.
O objetivo da mudança é simplificar o processo, além de oferecer mais comodidade para os beneficiários. “A medida favorece principalmente aqueles pensionistas que também são servidores e que a partir de agora poderão realizar as duas provas de vida em um só dia”, disse a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado.
Desde a retomada do procedimento em janeiro de 2022, após as interrupções causadas pelas medidas de prevenção à disseminação da covid-19, o órgão já promoveu a realização de mais de 121 mil provas de vida. Apenas em dezembro, 3.600 pessoas atenderam até agora ao chamado do órgão, de um total de 10.770.