Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Bahia durante Operação 'Não seja um Laranja'
A operação foi iniciada nesta quarta-feira (27); suspeitos de fraudes bancárias são alvos da ação
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes bancárias, que tinham como alvo clientes da Caixa Econômica Federal na agência de Itabuna, no sul da Bahia. A ação ocorreu durante Operação nacional "Não Seja um laranja", iniciada nesta quarta-feira (27).
Além dos mandados realizados na Bahia, outros 13 foram cumpridos em Joinville, município em Santa Catarina, e uma em Uberlândia, em Minas Gerais. Também foram realizadas 18 medidas de bloqueios de contas bancárias e indisponibilidade de bens e veículos dos investigados.
As investigações da Polícia Federal identificaram um aumento considerável da participação consciente de pessoas em esquemas criminosas. Essas pessoas "emprestam" as próprias contas bancárias, em troca de um pagamento. As contas bancárias compartilhadas são utilizadas para recebimento de transações fraudulentas que pode afetar diversas pessoas. As pessoas que compartilham as próprias contas são conhecidos popularmente como "laranjas".
Segundo divulgado pela Polícia Federal, o esquema criminoso causou um prejuízo de R$ 480.000,00 em apenas uma conta bancária.
As ordens judiciais foram uma determinação da Justiça Federal de Itabuna . A operação foi deflagrada pela Polícia Federal e conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e Associação Brasileira de Internet (Abranet) e os bancos e instituições filiadas.