Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em 35 municípios
Operadoras podem solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações nessa frequência
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues-Pozzebom
A Bahia recebeu liberação para ativação do 5G em 35 municípios. Desde segunda-feira (30), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações nessa frequência.
De acordo com o Ministério das Comunicações, 23 unidades da federação podem universalizar a oferta do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz para a população de todos os municípios. Somadas às localidades onde a tecnologia já está disponível, a faixa poderá atingir 96% da população brasileira em 5.191 municípios de todo o país.
A expectativa é que o processo completo de liberação da faixa e instalação do serviço nas localidades seja antecipado para 2029, que é o último prazo para a universalização do serviço nos 5.570 municípios brasileiros.
"Com essa liberação, esperamos que as operadoras cheguem a estes locais e, assim, a gente alcance cada vez mais municípios com a internet 5G, levando conectividades até mesmo aos locais mais remotos", afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.