Bahia recebe mais 48 respiradores nesta quinta-feira
Respiradores vão ser distribuídos pelos hospitais do estado
Foto: Gov/ba
A Bahia recebe nesta quinta-feira (21), mais 48 respiradores que se somam ao carregamento de 159 respiradores que chegou ao aeroporto de Salvador na noite desta quarta-feira (20).
Os equipamentos serão utilizados na criação de novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
Eles serão destinados a unidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi, Porto Seguro, Juazeiro, Jequié e Irecê.
A Bahia aguarda a chegada ainda de outros 350 respiradores, na semana que vem. Ao todo, mais de 550 novos equipamentos irão para unidades hospitalares da capital e do interior do estado.
Segundo o governador Rui Costa, somente com as duas primeiras cargas de novos equipamentos já será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões do estado, como o extremo-sul e a região de Jequié. “Nós estamos garantindo que todas as regiões do estado terão leitos de UTI disponíveis. Neste momento, a maior pressão está sobre Salvador e a região de Jequié. Aqui em Salvador serão abertos novos leitos no Hospital Espanhol, no Couto Maia, na Fonte Nova e no Hospital do Subúrbio”.
Somente nos dois primeiros carregamentos, que somam 219 equipamentos vindos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, foram investidos R$ 3,5 milhões.