Bahia

Bahia registra 14 tremores de terra em novembro

Estado lidera na região nordeste

Por Da Redação
Ás

Bahia registra 14 tremores de terra em novembro

Foto: Divulgação/ Labsis

A Bahia liderou o registro de tremores de terra no Nordeste em novembro, conforme apontou o boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis - UFRN) divulgado nesta sexta-feira (1º). Em todo o Nordeste, foram contabilizados 24 eventos sísmicos, sendo Alagoas (5), Pernambuco (3) e Ceará (2) os outros estados afetados. Não foram reportados prejuízos estruturais ou feridos em decorrência dos tremores.

Na Bahia, os 14 eventos ocorreram em diferentes locais, como Jaguarari (7), Sítio do Mato (1), Jacobina (3) e Oceano Atlântico no sul da Bahia (3). Apesar de Jaguarari liderar em quantidade, todos os tremores registraram magnitude abaixo de 1.9 mR, não sendo perceptíveis pela população e sem causar danos às estruturas.

O evento de maior magnitude, ocorrido em 14 de novembro no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, registrou 2.9 mR. Não há informações sobre impactos na região até o momento.

A magnitude dos tremores é uma medida da potência liberada pelo terremoto em seu epicentro, determinada pelas leituras dos sismógrafos. O Labsis utiliza a escala de "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência.

O Laboratório informou que os dados de novembro serão revisados após três meses, baseando-se nas informações das estações que não enviam dados em tempo real. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário