Bahia

Bahia registra aumento de 4,4% na safra de grãos em 2021

A produção alcançou mais de 10 milhões de toneladas

Por Da Redação
Ás

Bahia registra aumento de 4,4% na safra de grãos em 2021

Foto: Divulgação

A safra de grãos alcançou 10,5 milhões de toneladas em 2021 na Bahia, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento de 4,4% na comparação com a safra 2020.

Foram colhidas 6,8 milhões de toneladas de soja no ano passado, o melhor resultado da série histórica, o que correspondeu a uma alta de 12,6% em relação a 2020. A área plantada com a oleaginosa totalizou 1,7 milhão de hectares, que superou em 4,9% a de 2020, e o rendimento médio esperado da lavoura ficou em 4,0 toneladas por hectare.

“O Governo do Estado tem trabalhado muito para integrar agronegócios e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. Dois grandes exemplos são o Médio São Francisco, que desponta como uma nova fronteira agrícola na Bahia e a região Oeste, que já é referência na agricultura irrigada, e vem crescendo com novas culturas. Então ver este resultado de 2021, nos dá energia extra para o trabalho. Incentivar a tecnologia e na educação são dois grandes objetivos. Em breve, inauguramos a maior escola agrícola no município de Barra e temos projeto de mais cinco. Vamos em frente na correria pelo nosso estado”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Para a lavoura da cana-de-açúcar foi estimada produção de 5,5 milhões de toneladas, alta de 7,3% em relação à safra anterior. A estimativa da produção do cacau ficou projetada em 145,1 mil toneladas, o que representou um crescimento de 23% na comparação com 2020. As estimativas para as lavouras de banana (878,5 mil toneladas), laranja (634,3 mil toneladas) e uva (61,3 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações positivas de 3,4%, 0,2% e 35,1%, em relação à safra anterior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário