Bahia registra aumento de notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho; Salvador concentra a maioria
No ano passado, o estado registrou um aumento de mais de 75% nos casos notificados ao Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/Freepik
Em 2022, a Bahia totalizou 246 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho notificados ao Ministério da Saúde. No ano seguinte, o estado registrou um aumento de 75,6%, subindo para 432 casos notificados.
Ainda em 2022, os maiores casos estavam concentrados nas cidades de Feira de Santana (62), Salvador (36) e Vitória da Conquista (23). Os profissionais mais afetados foram gerentes administrativos (19), detetive particular (16) e costureiro na confecção em série (9).
Os transtornos mais apresentados pelos profissionais foram relacionados ao estresse, ansiedade e sintomas físicos sem uma causa médica clara (122); transtornos de humor [afetivos] (51); e burnout (20).
Em 2023, Salvador liderou o ranking com 190 casos notificados. Em seguida tem Vitória da Conquista (45) e Feira de Santana (44). Nesta época, o detetive particular teve o maior número de notificações (48), seguido por administrador (37) e auxiliar de escritório em geral (35).
Os principais diagnósticos também foram transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatização (196); transtornos do humor [afetivos]; e burnout (52).
Empresas que adotam práticas de promoção à saúde mental e bem-estar dos colaboradores passaram a ser reconhecidas pelo governo federal através da Lei 14.831, que entrou em vigor em março deste ano.
Entre as boas práticas a serem adotadas pelas empresas estão:
oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;
e divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa.