Bahia registra crescimento de 15% na produção de minério o primeiro trimestre
O estado é o terceiro maior produtor do país
Foto: Reprodução
A Bahia foi o único estado que registrou alta na mineração dentre os maiores produtores, no primeiro trimestre de 2023. Na comparação do faturamento com o primeiro e o quarto trimestre de 2022, com crescimento de 15% e 7% respectivamente, ao alcançar um faturamento de R$2,6 bilhões.
Dentre os minérios produzidos pelo estado, o ouro (29,8%), níquel (19,08%) e cobre (17,1%) continuam se destacando na produção mineral baiana. De acordo com dados do último Sumário Mineral divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), representam mais de 65% do faturamento de toda a produção mineral do estado.
A produção desses minérios impacta diretamente na cota de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), que é destinada aos municípios.
Nos três primeiros meses do ano, Itagibá, Jacobina e Jaguarari foram as cidades que lideraram com as maiores cotas de CFEM do estado.
Atualmente, a Bahia é o terceiro maior produtor mineral e também o terceiro maior arrecadador de CFEM do país, ficando atrás apenas dos estados de Minas e Pará.