Michel Telles

Bahia tem dois ganhadores em premiação do cacau brasileiro

O III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial avaliou 94 amostras de amêndoas e premiou 7 ganhadores

Por Michel Telles
Ás

Bahia tem dois ganhadores em premiação do cacau brasileiro

Foto: Divulgação

A cacauicultura baiana, amplamente retratada em livros e novelas, ano após ano tem ganhado notoriedade no Brasil e no exterior. Primeira a trazer para o País, por dois anos consecutivos, o título de melhor do mundo, acaba de reafirmar o seu potencial, com mais duas premiações. O mais novo reconhecimento de qualidade das amêndoas – matéria-prima para produção de chocolates finos – foi concedido na segunda-feira (22), durante o III do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial. Só nesta edição, o Estado ostentou dois dos três lugares no pódio dos melhores do País na categoria varietal (variedade única).  

A produtora Cláudia Sá, da Agrícola Cantagalo, em Itabuna, na região cacaueira, ficou com o primeiro lugar. “O que traz a gente até aqui é o amor pelo que a gente faz. Já são 10 anos que comecei a ‘namorar’ o cacau e há 3 estou completamente apaixonada. Estou muito emocionada e muito feliz porque isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação”, destacou Cláudia, ao agradecer à equipe de colaboradores, família e organização do evento.  

O segundo lugar também ficou com um baiano, do Vale do Juliana Fruticultura, no município de Igrapiúna, no Sul da Bahia. Já o terceiro colocado foi uma revelação. Em seu primeiro ano de participação no concurso, o estado de Rondônia já emplacou um vencedor. O produtor Mauro Tauffer, de Buritis, foi o terceiro premiado na categoria.  

Ao todo foram 94 amostras inscritas para concorrer às categorias Varietal e Blend (Mistura), das quais 22 seguiram para a segunda etapa da disputa pelo título e pelos prêmios, que somavam R$ 24 mil.  

A cada edição, o Concurso vem aumentando gradativamente o número de participantes. “A adesão de produtores de Rondônia foi uma grata surpresa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário