Bahia tem expectativa de receber mais de 440 mil turistas entre outubro de 2023 e abril de 2024
Espera-se cerca de 130 operações de cruzeiros
Foto: Tatiana Azeviche/SeturBA
A Bahia vai receber cerca de 130 operações de cruzeiros e mais de 440 mil turistas entre outubro de 2023 e abril de 2024. Os números foram apresentados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. Cruzeiristas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste chegam a capital baiana, se hospedam, visitam a cidade e voltam a embarcar.
Segundo o presidente da Clia, Marco Ferraz, a temporada anterior registrou quase 400 mil cruzeiristas na Bahia, um marco histórico. E para a próxima temporada, são esperados 25 mil passageiros a mais em Salvador e 16 mil a mais em Ilhéus, além das operações em Porto Seguro que ainda estão sendo contabilizadas. Ferraz ressalta que a marca anterior já foi superada.
Salvador está se consolidando como porto de embarque, o que implica em um aumento no tempo de permanência dos passageiros na cidade. Há planos para ter um navio dedicado exclusivamente ao embarque em Salvador.
A grande atração da próxima temporada na Bahia será o cruzeiro MSC Grandiosa, o maior do segmento a navegar no litoral brasileiro, com capacidade para 6,3 mil passageiros. O navio está previsto para atracar no porto de Salvador. A diretora de Operações da MSC, Márcia Leite, destacou que a Bahia é o principal mercado da empresa, e que neste ano serão trazidas seis grandes embarcações para o Brasil, todas passando pelo estado.
Números do ano passado são incentivo
No ano de 2022, o volume de atividades turísticas na Bahia se expandiu 23% comparado com o mesmo período do ano anterior, depois de avançar em 47% em 2021, seguindo a mesma base de comparação. Os dados foram coletados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda de acordo com o levantamento, mais de 8,7 milhões de passageiros (oriundos de voos doméstico e internacional) passaram pelos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) em 2022. O fluxo teve aumento de 21,7% contra 2021, o que equivale a um aumento de mais de 1,6 milhão de passageiros.