Circuito Brasileiro Multisport de Cross Triathlon acontece em Rio de Contas
Competição ocorre neste sábado (17)
Foto: Divulgação/Febatri
A cidade de Rio de Contas, no interior da Bahia, sediará, neste sábado (17), a etapa única do Circuito Brasileiro Multisport de Cross Triathlon, evento válido pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). A competição definirá os campeões brasileiros da modalidade e os dez classificados de cada categoria para o mundial de 2024, a ser realizado em Townsville, na Austrália.
A prova terá início às 15h, com a largada no Lago da Barragem de Rio de Contas, em direção ao Granville Eco Resort. Cinquenta atletas de oito estados do país competirão nas categorias masculina e feminina, divididas por idade a cada cinco anos, abrangendo competidores entre 16 e 65 anos. O percurso inclui mil metros de nado, 20 km de ciclismo em trilhas, estradas e pontos turísticos da primeira cidade planejada do Brasil, além de 6 km de corrida trail, misturando estrada, terrenos acidentados, barro e pedra.
O presidente da Febatri, Cléber Castro, celebra a realização da segunda edição em Rio de Contas, após a primeira edição como teste no mesmo período do ano passado, pelo campeonato baiano da modalidade. Castro destaca a intenção de transformar Rio de Contas em um local de destaque para provas de triathlon e ressalta a presença dos melhores triatletas do Brasil, incluindo os dois que subiram ao pódio nos mundiais de Ibiza, em 2023, e de Pontevedra, em 2022, ambos na Espanha.
A prova ocorre uma semana após a tradicional Noite das Lanternas, celebrada no feriado de Corpus Christi. Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, destaca a importância de realizar um evento nacional no interior da Bahia para impulsionar a modalidade e os atletas locais, além de promover o turismo esportivo e contribuir para o desenvolvimento econômico das diversas regiões do estado.
Além disso, a Febatri já iniciou o projeto social "Escolinha de Triathlon Formando Campeões" na cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos participam de treinamentos técnicos e de iniciação esportiva na pista de atletismo e na piscina do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, que foi recentemente reformado pelo Governo do Estado. O projeto tem como objetivo formar futuros triatletas e aproveitar as estruturas das novas escolas estaduais em outras cidades do interior para promover o esporte na comunidade local.
O evento é organizada pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) e apoiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).