Bahia tem primeiro caso de gripe aviária registrado
Ave infectada é encontrada em Caravelas; não há riscos para consumo de frango ou ovos preparados
Foto: Reprodução/Elisa Ilha
O número de focos de gripe aviária do subtipo H5N1 no Brasil subiu para 25, com a descoberta de um novo caso em Caravelas, município da Bahia, segundo atualização do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (7). A ave infectada foi identificada como uma Trinta-réis-real (Thalasseus maximus).
Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão entre os estados com casos registrados. O Ministério da Agricultura criou um centro de emergência para controle da doença. O governo federal decretou emergência zoossanitária após os registros dos casos.
No Brasil, não existem focos de gripe aviária em aves de granja destinadas ao consumo humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há registros de contaminação da doença a partir do consumo de frango ou ovos devidamente preparados.
Gripe Aviária
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que afeta principalmente as aves, sendo menos comum em mamíferos e humanos. A Influenza Aviária foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália, mas o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China. Os vírus Influenza são classificados em Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e Alta Patogenicidade (HPAI, grave).