Bahia tem redução de 8,7% em mortes violentas, diz SSP
Neste ano, estado baiano teve queda em homicídios, latrocínios, lesões dolosas seguidas de morte, em comparação com 2023.
Foto: Vitor Barreto/SSP-BA
A Bahia registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas entre janeiro e esta quarta-feira (15). Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA) durante coletiva, no final desta manhã.
Mortes violentas são compreendidas como homicídios (incluindo feminicídios, que são homicídios dolosos), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja cometido) e lesões dolosas. O percentual de queda é uma comparação com o mesmo período do ano anterior.
De janeiro a maio deste ano foram registrados pela Polícia Civil 1.746 casos, contra 1.912 ocorrências nos primeiros meses de 2023. Em números absolutos, 166 vidas foram preservadas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, frisou que as Forças Policiais e de Bombeiros atuam de forma incessante para garantir maior proteção para os baianos.
"Ampliamos os investimentos em tecnologia e realizamos ações baseadas na inteligência com total integração a fim de combater o crime organizado garantindo a preservação de vidas, nosso maior patrimônio ", explicou o gestor.