Bahia terá esquemas especiais de transporte e segurança para provas do Enem
Estado tem 376.352 candidatos aptos para as provas; frota de ônibus será reforçada e metrô funcionará de maneira gratuita para os estudantes
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Esquemas especiais de transporte e segurança foram anunciados para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em toda a Bahia. As provas serão aplicadas nos dias três e 10 de novembro.
O estado foi o terceiro com mais inscrições no país. A Bahia acumula 376.352 candidatos aptos a realizar a prova. Na primeira e segunda posição respectivamente aparece São Paulo (645.849) e Minas Gerais (393.007).
Transporte
Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os inscritos que moram em áreas distantes dos centros urbanos terão acesso a ônibus gratuitos. Além disso, equipes da secretaria estarão presentes em cinco colégios de Salvador e um da região metropolitana para distribuição de kits com água, caneta e material motivacional.
O sistema de metrô de Salvador e Lauro de Freitas estará disponível, gratuitamente, para todos os estudantes. Para acessar o serviço sem pagar, os inscritos deverão apresentar um documento oficial com foto e o cartão de inscrição do Enem na entrada das estações.
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou que das 10h às 18h, linhas de ônibus terão reforço na frota em operação. Ao todo, serão 146 ônibus a mais na frota regular das linhas que atendem as estações da Lapa, Mussurunga, Pirajá e os terminais de Águas Claras e Acesso Norte.
O BRT irá funcionar das 5h às 23h10 e terá reforço com frota reguladora. Quatro veículos serão direcionados para a Estação Rodoviária e poderão ser utilizados pela equipe de fiscalização sempre que houver necessidade para atender a demanda das linhas. Já o Plano Inclinado Gonçalves vai operar das 9h às 15h, e a Travessia Ribeira-Plataforma, das 7h às 19h.
Segurança
Cerca de 2.400 policiais e bombeiros atuarão durante a realização das provas ao redor do estado. O planejamento da Secretaria da Segurança Pública contará também com monitoramento promovido por 4 mil câmeras.
A Polícia Militar atuará na escolta dos malotes de provas, nas rotas de distribuição definidas pelos Correios, e no policiamento nos locais de armazenamento de provas, Centros de Distribuição Logística, estações de transbordo e locais de aplicação do exame.
O Corpo de Bombeiros estará de prontidão, preparado para o deslocamento imediato em caso de ocorrências.
Leia também:
• Confira as datas de lançamento do gabarito oficial do Enem 2024
• Entenda o cálculo das notas do Enem 2024