Baianão 2026 começa neste fim de semana com retorno histórico e novo formato decisivo
O Campeonato marca a volta de Bahia de Feira e Galícia à elite e adota semifinais e final em jogo único; abertura será no sábado, dia 10 de janeiro.

Foto: Divulgação/FBF
O Campeonato Baiano de 2026 começa no próximo final de semana e promete mais uma edição marcada por tradição, rivalidade e equilíbrio entre capital e interior. A competição terá início no dia 10 de janeiro, com a decisão prevista para 7 ou 8 de março, reunindo dez clubes na elite do futebol estadual.
A fórmula de disputa será a mesma utilizada em 2025, mas com duas mudanças importantes no mata-mata. Atendendo a uma determinação da CBF, que disponibilizou apenas 11 datas para os campeonatos estaduais em 2026, as semifinais e a final serão disputadas em jogos únicos, aumentando o peso de cada confronto decisivo.
Entre os destaques da temporada estão os retornos de Bahia de Feira e Galícia, que garantiram o acesso em 2025. O Galícia volta à primeira divisão após 14 anos longe da elite. Um dos clubes mais tradicionais do estado, o Granadeiro é o quarto maior campeão baiano, com cinco títulos, foi o primeiro tricampeão consecutivo do Baianão e tem histórico de participações em todas as divisões do futebol brasileiro, incluindo duas passagens pela Série A. Já o Bahia de Feira retorna ao Baianão após a queda em 2024, recolocando Feira de Santana novamente com um representante na série A.
O Baianão 2026 também contará com Bahia, atual campeão, Vitória, Atlético de Alagoinhas, Barcelona de Ilhéus, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Porto.
A primeira rodada será dividida entre sábado e domingo, com jogos em Salvador, Porto Seguro, Juazeiro e Feira de Santana. Todas as partidas do Campeonato Baiano de 2026 terão transmissão da TVE Bahia.
Confira a 1ª rodada do Baiano 2026:
Sábado 10/01
Vitória x Atlético de Alagoinhas
16h
Barradão, Salvador
Porto x Jacuipense
18h30
Agnaldo Bento, Porto Seguro
Domingo 11/01
Bahia x Jequié
16h
Arena Fonte Nova, Salvador
Juazeirense x Bahia de Feira
18h30
Adauto Moraes, Juazeiro
Barcelona de Ilhéus x Galícia
21h
Arena Cajueiro, Feira de Santana


