Baixista do The Smiths, Andy Rourke, morre aos 59 anos vítima de câncer de pâncreas
Johnny Marr, guitarrista da icônica banda britânica, lamenta a perda do músico
Foto: reprodução
O baixista do The Smiths, Andy Rourke, faleceu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas nesta sexta-feira (19). A informação foi divulgada por Johnny Marr, guitarrista da banda britânica de rock dos anos 1980.
"Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas", escreveu Johnny Marr em uma publicação emocionada. "Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Neste momento de dor, pedimos respeito à nossa privacidade", acrescentou o músico.
Marr compartilhou ainda uma série de imagens nas quais os dois artistas aparecem juntos nos palcos e contou sobre a longa amizade que cultivaram desde que se conheceram em 1975, na escola. "Éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos", revelou o guitarrista.
A banda inglesa The Smiths foi formada em 1982 e, além de Andy Rourke e Johnny Marr, contava com Morrisey e Mike Joyce. Rapidamente, o grupo se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980, conquistando fãs ao redor do mundo com álbuns icônicos como "The Queen is Dead", lançado em 1986, e sucessos como "Heaven Knows I’m Miserable Now", "Girlfriend in a Coma", "Panic", "Ask me" e "How soon is now?". Em 1987, infelizmente, o quarteto se separou.
Após o término da banda, Andy Rourke colaborou com artistas renomados como os Pretenders, Sinead O'Connor e o Freebass, deixando sua marca na indústria musical e contribuindo para diferentes projetos.