Bancada do PSOL na Câmara entre com pedido de impeachment de Ernesto Araújo
Atuação de ministro das Relações Exteriores sofre críticas de deputados e senadores
Foto: Marcos Corrêa/PR
A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou a Procuradoria-Geral da República contra o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de acordo com informações publicadas neste sábado (27), pela coluna de Jamil Chade no UOL. A sigla o acusa de cometer crime de responsabilidade e defende o seu impeachment. Na representação, o partido cita, por exemplo, violentos ataques de Araújo à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao governo da China.
A denúncia também diz que Ernesto Araújo "conduz o país a um total isolamento, atacando esforços de cooperação internacional multilateral de enfrentamento à pandemia e prejudicando relações bilaterais fundamentais para a compra e produção de vacinas". Outra acusação contra o ministro, se refere ao fato de o ministro ter "protagonizado a disseminação de mentiras sobre a pandemia no país".
"Em publicação em seu perfil no Twitter, o Ministro afirmou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) teria dado "toda a autoridade para estabelecer/controlar todas as medidas de distanciamento social" aos governadores, e divulgou valores nove vezes superiores ao descrever os auxílios financeiros a estados e municípios. A publicação provocou reação do Ministro Gilmar Mendes do STF".