Política

'Bancada do silêncio': deputados preferem não discursar na tribuna

Dos 513 deputados, 87 não discursaram no primeiro semestre

Por Da Redação
Ás

'Bancada do silêncio': deputados preferem não discursar na tribuna

Foto: Agência Brasil

Um levantamento do jornal O Globo, divulgado na terça-feira (1º), revela que 17% dos parlamentares da Câmara dos Deputados não utilizaram a tribuna do plenário nos primeiros seis meses da nova Legislatura. Dos 513 deputados, 87 não discursaram nenhuma vez.

Embora seja ativo nas redes sociais, André Janones (Avante-SP) está na lista dos que não recorreram ao parlatório, assim como Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Tiririca (PL-SP), ambos ligados à área da comunicação.

Segundo o levantamento, especialistas afirmam que esse comportamento indica uma estratégia para se conectar com o eleitor via internet, onde veiculam trechos de suas falas, já que o poder de convencimento entre pares se dá nos bastidores.

Os dados mostram ainda que, no período analisado, 50 deputados falaram na tribuna em apenas uma ocasião, enquanto outros 36 só usaram duas vezes o espaço. Esse cenário reforça a análise de que grande parte da atividade parlamentar se concentra nas negociações de bastidores, tendo em vista a recente ascensão do deputado licenciado Celso Sabino (União-PA) para o cargo de ministro do Turismo. 

Sabino esteve na tribuna apenas uma vez em seis meses, mas sua influência e articulação política com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o auxiliaram na conquista de uma posição na Esplanada do governo de Lula.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.