• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Bancada ruralista se reunirá nesta segunda (25) para discutir decisão que rejeitou marco temporal
Política

Bancada ruralista se reunirá nesta segunda (25) para discutir decisão que rejeitou marco temporal

Encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está agendado para acontecer às 15h de maneira virtual

Ás

Bancada ruralista se reunirá nesta segunda (25) para discutir decisão que rejeitou marco temporal

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A bancada ruralista do Congresso Nacional se reunirá nesta segunda-feira (25) para discutir uma reação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou a tese do marco temporal na última quinta-feira (21). 

O encontro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está agendado para acontecer às 15h de maneira virtual. Atualmente a bancada é composta por 372 congressistas em mandato.

No dia da decisão do Supremo, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), informou que a frente faria "o que for necessário" para reverter a decisão e pressionar pela aprovação do marco temporal no Senado, incluindo obstruir os trabalhos na Câmara e no Senado, se julgar necessário. “Nós temos a bancada mais forte e mais organizada do Congresso Nacional”, disse aos jornalistas.

De acordo com a PEC 48 de 2023, o marco temporal respeita a necessidade de "proteger" direitos históricos das comunidades indígenas, além de considerar a importância de garantir a “estabilidade das relações sociais, econômicas e territoriais” do Brasil.

“Essa emenda não visa a negar o direito dos povos indígenas às suas terras, mas oferecer uma base sólida para a demarcação, evitando conflitos e incertezas que prejudicam tanto as comunidades indígenas quanto outros setores da sociedade”, destaca o texto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário