Banco Central: ata do Copom indica Selic a 10,75% já a partir de março
Novo documento mantém análise da economia feita em dezembro
Foto: Reprodução/Raphael Ribeiro/BCB
O Banco Central divulgou na manhã desta terça-feira (6) a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) relativo à reunião da semana passada, quando cortou a Taxa Selic de 11,75% para 11,25%. No texto, o BC manteve a indicação de que cortará a Selic em meio ponto nas próximas duas reuniões. Com isso, os juros terão queda de 10,25% já em maio.
"Se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, por unanimidade, antevêem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo saudável para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", disse o Banco Central na ata.
No texto, não são feitas grandes alterações em relação à penúltima ata, publicada em 13 de dezembro. Segundo o documento, o cenário internacional está mais desafiador, com pressões inflacionárias globais. No âmbito doméstico, a ata ressalta uma moderação no crescimento econômico, porém, destaca a resiliência no consumo das famílias.
Além disso, enfatiza que as expectativas de inflação para 2024 e 2025, conforme a pesquisa Focus, giram em torno de 3,8% e 3,5%, respectivamente. A análise de risco realizada pelo órgão indica que o panorama internacional permanece volátil, marcado por tensões geopolíticas renovadas e pelo debate sobre o início do processo de flexibilização da política monetária nas principais economias.