Economia

Banco Central decide sobre novo corte na taxa básica de juros nesta quarta (20)

Analistas do mercado financeiro projetam uma redução de 0,5 ponto percentual, levando a Selic a 12,75% ao ano

Por Da Redação
Ás

Banco Central decide sobre novo corte na taxa básica de juros nesta quarta (20)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) dará prosseguimento à reunião nesta quarta-feira (20), para discutir os rumos da taxa básica de juros, atualmente fixada em 13,25% ao ano. Analistas do mercado financeiro projetam uma redução de 0,5 ponto percentual, levando a Selic a 12,75% ao ano. Essa expectativa surge após o primeiro corte desde 2020 ter sido anunciado na reunião anterior.  

Na terça (19), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, juntamente com os diretores da instituição, realizaram apresentações técnicas sobre a economia e o comportamento do mercado financeiro. Hoje, o grupo analisa as possibilidades antes de anunciar o novo patamar da Selic, o que ocorrerá após as 18h. Miguel José Ribeiro de Oliveira, da Associação Nacional de Executivos (Anefac), avalia que a redução terá um efeito limitado nas operações de crédito no Brasil, dado o grande descompasso entre a taxa Selic e as taxas cobradas aos consumidores, que em média atingem 124,76% ao ano.

Na ata da última reunião, o Copom indicou que novos cortes de 0,5 ponto percentual podem ser anunciados nos próximos meses. "Os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", destaca o documento.

As perspectivas de manutenção na intensidade dos cortes surgem em consonância com a recente desaceleração da inflação. A alta de preços abaixo das expectativas em agosto aumenta a chance de uma política monetária menos restritiva, com redução de 0,75 ponto percentual da Selic em dezembro. Se confirmado, esse movimento resultaria em duas novas reduções de 0,5 ponto percentual nos juros básicos em novembro e dezembro, levando a Selic a 11,75% ao ano no início de 2024. Projeções indicam que a trajetória de baixas deve continuar em 2024 (9% ao ano) e 2025 (8,5% ao ano).

A taxa Selic, utilizada em empréstimos entre bancos e investimentos em títulos públicos, é um indicador crucial na economia, afetando diretamente os juros praticados no mercado. Sua gestão é uma ferramenta-chave do Banco Central para controlar a inflação e estimular o crescimento econômico.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário