Banco central dos EUA eleva taxa de juros para o maior patamar em 22 anos
FED indica cautela diante do crescimento econômico e inflação elevada
Foto: Pexels / Pixabay
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (26), um aumento de 0,25 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros da economia americana. Com essa mudança, os juros básicos subiram para um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano, atingindo a maior taxa em 22 anos.
A elevação dos juros já era esperada pelo mercado. Na reunião anterior, em junho, o comitê de política monetária, conhecido como Fomc, havia interrompido temporariamente o ciclo de aperto monetário, mas sinalizado a possibilidade de novos aumentos no futuro.
Antes dessa pausa, o Fomc vinha elevando a taxa de juros em dez reuniões consecutivas desde março de 2022.
Após o aumento anunciado nesta quarta-feira, a dúvida que permeia os mercados é se o Fed promoverá mais aumentos até o final do ano ou se o ciclo de aperto monetário será definitivamente interrompido.
Em comunicado após a decisão, o comitê destacou que continuará monitorando os indicadores econômicos até a próxima reunião. O Fomc ressaltou que a taxa de desemprego nos EUA permanece baixa, com a atividade econômica crescendo, o que pode representar um risco para a inflação retornar à meta de 2%.
"Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica vem crescendo em ritmo moderado. Os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada", afirmaram os membros do comitê no comunicado desta quinta-feira.