Banco Central fará mudanças para reforçar a segurança no Pix
Banco vai disponibilizar campos específicos para notificação de fraude
Foto: Agência Brasil
O Banco Central anunciou nesta terça-feira (2) que o Pix vai ganhar um reforço de segurança a partir do dia 5 de novembro. O BC vai começar a disponibilizar campos específicos nas notificações de fraude, para poder especificar o tipo de fraude que está sendo aplicada como falsidade ideológica ou "conta laranja", e razão da notificação como golpe, estelionato, invasão de conta ou coação.
Assim, com a notificação de infração, as instituições bancárias vão poder marcar as chaves e os usuários sempre que houver alguma suspeita de fraude na transação.
Outra mudança anunciada é a ampliação do conjunto de dados de segurança do Pix, que são disponibilizados para consulta das instituições que realizam uma análise contra fraude nas transações.
Agora serão incluídas a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica, quantidade de participantes que aceitaram notificações de infração daquele usuário ou chave, e a quantidade de contas vinculados ao mesmo usuário.
Também será ampliado o limite de tempo que os dados ficam disponíveis. Atualmente são disponibilizados 6 meses e passará a contemplar dados de até 5 anos.