Banco Central inicia reunião que deve elevar taxa de juros pela 12ª vez seguida
Esse pode ser o maior patamar desde o fim de 2016

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (2) a reunião que vai estabelecer o novo patamar da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.
Em caso de confirmação das expectativas, a resolução vai elevar a Selic pela 12ª vez seguida e a taxa básica pode chegar a 13,75% ao ano, o maior patamar desde o fim de 2016.
Nesta terça, o presidente do Banco Central, Roberto Oliveira Campos, e os oito diretores da autoridade monetária promovem apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro. O encontro contará com uma análise de cenários e da conjuntura econômica.
Já na quarta-feira (3), o comitê programa as possibilidades futuras e decide a nova Selic. Segundo a instituição, a resolução será anunciada após as 18h30, e ficará vigente por ao menos 45 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.
No último encontro, ao elevar a Selic para 13,25% ao ano, o Copom destacou que a decisão tem o objetivo de conter a inflação, atualmente a caminho de fechar 2022 acima do teto da meta pelo segundo ano consecutivo. Além disso, ficou sinalizado o novo salto dos juros básicos a 13,75% ao ano neste mês.