• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Banco de Perfis Genéticos identifica três corpos de desaparecidos na Bahia

Banco de Perfis Genéticos identifica três corpos de desaparecidos na Bahia

Identificações ocorreram após mobilização nacional

Por Da Redação
Ás

Banco de Perfis Genéticos identifica três corpos de desaparecidos na Bahia

Foto: DPT-BA

O Banco de Perfis Genéticos da Coordenação de Genética Forense da Polícia Civil identificou três corpos de pessoas desaparecidas. As identificações ocorreram após uma mobilização nacional realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, que estimulou familiares a doarem material biológico para inclusão no Banco Nacional de Pessoas Desaparecidas. 

Segundo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), dois dos corpos identificados eram de pessoas desaparecidas na Bahia, em um Salvador, desde 2021, e outro na cidade de Catu, desaparecido em 2019. O terceiro caso envolveu uma ossada encontrada no estado em 2012, cuja família, residente em Goiás, coletou o DNA recentemente.

O coordenador de Genética do Laboratório Central de Polícia Técnica, Luis Rogério Machado, destacou que a campanha foi uma iniciativa do Ministério da Justiça, destinada a ajudar famílias que já haviam procurado as delegacias, mas ainda não tinham fornecido material genético.

A Bahia ficou em terceiro lugar entre os estados que mais coletaram amostras durante a mobilização, com 125 coletas referentes a 96 casos de desaparecimento. A campanha, que obteve o dobro de amostras coletadas em comparação à primeira edição, realizada em 2021, contou com o apoio de 32 Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica no estado.

O Banco de Perfis Genéticos facilita a comparação automática entre perfis e a identificação de corpos anteriormente não identificados por outros métodos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário