Mundo

Banco Mundial: economia global crescerá 2,5% este ano

Por Agências
Ás

Banco Mundial: economia global crescerá 2,5% este ano

Foto: Reprodução

O crescimento econômico mundial deve ser de 2,5% este ano, segundo o Banco Mundial. O órgão afirma que o comércio e o investimento devem começar a se recuperar em relação à fragilidade significativa de 2019, mas riscos negativos ainda persistem. Os dados fazem parte do documento Perspectivas Econômicas Globais, divulgado na quarta-feira (8).

Na América Latina e Caribe, o crescimento deve ser de 1,8% com o fortalecimento das economias e o aumento da demanda interna. Quanto ao Brasil, a confiança mais forte dos investidores, mudanças nas condições de empréstimos e legislações trabalhistas mais flexíveis deverão impulsionar o crescimento de 2%, na visão do organismo internacional.

Já o continente africano deve experimentar taxas de crescimento de 2,9%. Mas a previsão para a economia angolana é de 1,5% pressupondo-se que as “reformas em andamento criem maior estabilidade macroeconômica, melhorem o ambiente de negócios e impulsionem o investimento privado”.

A economia dos Estados Unidos deve desacelerar para um crescimento de 1,8%, refletindo o impacto negativo de tarifas do comércio exterior e níveis de incerteza. Já na zona do euro, uma fraca atividade industrial impede a economia de sair do patamar de 1% em 2020.

No geral, as economias mais avançadas não passarão de 1,4%, em parte devido à debilidade no setor manufatureiro. Já as economias emergentes e em desenvolvimento devem ter um crescimento superior ao global, chegando a 4,1%.

Entre os países em desenvolvimento, um terço dessas economias vai desacelerar devido à fraqueza de exportações e investimentos.

Em nota, a vice-presidente do Banco Mundial para crescimento equitativo, finanças e instituição, Ceyla Pazarbasioglu, disse que os responsáveis pelas políticas públicas “devem aproveitar a oportunidade para fazer reformas estruturais que promovam o crescimento abrangente, que é essencial para a redução da pobreza.”

Segundo o Banco Mundial, mesmo que as economias emergentes e em desenvolvimento se recuperem, o crescimento per capita deverá permanecer bem abaixo dos níveis necessários para alcançar as metas de redução da pobreza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.