Economia

Banco Mundial prevê desaceleração acentuada do crescimento econômico em 2023

Instituição não descarta risco de nova recessão mundial

Por Da Redação
Ás

Banco Mundial prevê desaceleração acentuada do crescimento econômico em 2023

Foto: Divulgação

Um relatório do Banco Mundial (BM), divulgado na última terça-feira (10), aponta que o crescimento econômico global está desacelerando de forma acentuada e, portanto, pode encolher em 2023. Segundo os dados, qualquer novo acontecimento desfavorável, como um recrudescimento da pandemia, poderia levar a uma nova recessão mundial.

Assim, pela primeira vez em mais de 80 anos, haveria duas recessões globais na mesma década. O documento aponta ainda que um dos motivos para a desaceleração do crescimento econômico são a inflação elevada, taxas de juros mais altas, redução dos investimentos e repercussões da invasão russa na Ucrânia.

As últimas previsões do BM apontam para uma "desaceleração brusca e duradoura", com um crescimento global de 1,7% em 2023, cerca de metade do previsto em junho. "Estou muito preocupado com o risco de uma desaceleração persistente. Segundo nossas estimativas, o crescimento mundial entre 2020 e 2024 será inferior a 2%. Trata-se do crescimento mais fraco em cinco anos desde 1960", explicou o presidente do banco, David Malpass, durante coletiva de imprensa.

Economias avançadas

O baixo crescimento previsto para o ano em curso é comparável apenas ao período de recessão induzida pela pandemia, em 2020, e pela crise financeira global de 2008-2009. Em economias avançadas, como os Estados Unidos, o crescimento provavelmente se desacelerará até 0,5% em 2023, 1,9 ponto abaixo das previsões anteriores. Enquanto isso, as previsões para a zona do euro são de estagnação. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário