Banda Habeas Copos desfila hoje (26) com homenagem a Ed Ribeiro
A tradicional banda de fanfarra, com 47 anos de história, dá início às celebrações do Carnaval na véspera da festa oficial

Foto: Divulgação
A Banda Habeas Copos antecipa o Carnaval de Salvador em seu 47º ano com o tradicional desfile, reafirmando seu compromisso com a cultura e a valorização dos blocos de rua nesta quarta-feira (26). O evento, que ocorre na véspera da abertura oficial da festa, terá início com o Coquetel do Habeas, a partir das 19h30, na Associação Atlética da Bahia, na Barra. O coquetel segue até as 23h, e, após, a banda segue em cortejo rumo ao Largo do Farol da Barra, onde começa o desfile às 00h.
Este ano, a Banda Habeas Copos será homenageada com o talento do renomado artista plástico baiano Ed. Ribeiro, conhecido por suas obras que exaltam a cultura afro-brasileira, com especial destaque aos orixás. Ribeiro, criador da técnica de "derramamento de tinta", é reconhecido nacional e internacionalmente, com suas obras premiadas e expostas ao redor do mundo. A homenagem é um tributo a sua contribuição para a arte e a cultura da Bahia.
O desfile seguirá pelo Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico, oficializado pela Prefeitura de Salvador como o circuito das bandas de fanfarra, reforçando a importância do resgate das tradições carnavalescas. Ao longo de sua trajetória, a Banda Habeas Copos já prestou tributos a grandes personalidades da música e da cultura baiana, como Saulo Fernandes, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Bell Marques e Nizan Guanaes, entre outros.