Bandeira vermelha eleva conta de luz em julho; veja dicas para economizar
Cobrança extra de R$ 4,46 por 100 kWh exige atenção ao uso de eletrodomésticos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária vermelha para as contas de luz no mês de julho, devido a queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As informações são do g1.
A bandeira vermelha, no patamar 1, significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.
Veja algumas dicas para reduzir o consumo de energia
Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é o equipamento que mais consome energia e, consequentemente, também é o que mais pesa na conta de luz do consumidor. Por isso, um uso inteligente durante os banhos pode ser a chave para uma redução significativa dos gastos com energia.
Geladeira
Esse é o segundo equipamento que mais consome energia dentro de casa, por conta de seu tempo de uso e o "abre e fecha". A entrada de ar quente na geladeira faz com o que o equipamento precise trabalhar mais para refrigerar os alimentos, consumindo mais.
A recomendação é que alimentos quentes não sejam armazenados no eletrodoméstico. Isso faz com que o motor tenha que funcionar por mais tempo, o que aumenta o consumo de energia.
Utilizar a parte de trás da geladeira como forma de secar roupa também é contraindicado porque eleva o consumo.
Optar pelo uso do ventilador
Entre usar o ar-condicionado e o ventilador, a segunda opção sempre será a mais econômica. No entanto, é importante ter atenção ao tempo de uso do equipamento. A recomendação é desligar quando as temperaturas estiveram agradáveis.
Lâmpadas de LED
Uma simples mudança de lâmpada também pode fazer diferença na energia elétrica. Trocar lâmpadas incandescentes pelas de LED reduz os custos da casa com energia porque a lâmpada de LED é mais eficiente que a incandescente.