Bares e restaurantes estão cada vez mais digitais, diz Abrasel
Pesquisa revela que setor tem se adaptando às novas demandas do mercado
Foto: Divulgação
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que o setor está se adaptando cada vez mais às novas demandas do mercado digital e se tornando mais presente nas redes sociais. De acordo com a pesquisa, a utilização de softwares e ferramentas digitais tem sido fundamental para aumentar a produtividade e a eficiência, garantindo a sobrevivência dos negócios durante a pandemia.
Com a adoção de estratégias digitais, muitos estabelecimentos passaram a oferecer serviços de delivery e aprimoraram ou até mesmo inauguraram suas presenças nas redes sociais. Além disso, a gestão dos negócios também passou por uma revolução, com a crescente adoção de softwares para controlar o fluxo de caixa, compras e pagamentos.
Segundo o levantamento, feito com mais de 1500 empresários de todo o Brasil, 83% dos estabelecimentos usam hoje algum tipo de software para controlar as vendas, enquanto 75% empregam ferramentas para o controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery.
No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar. “Estes resultados demonstram a capacidade de adaptação e a busca constante por inovação do setor de bares e restaurantes, que tem se reinventado. A digitalização se tornou uma aliada essencial para a eficiência operacional, para o alcance de novos públicos e para o relacionamento com o cliente”, afirma Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.