• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Barroso diz que comprovante de vacina deve ser exigido pela companhia aérea no embarque
Política

Barroso diz que comprovante de vacina deve ser exigido pela companhia aérea no embarque

Plenário do STF ainda julga se mantém decisão do ministro

Por Da Redação
Ás

Barroso diz que comprovante de vacina deve ser exigido pela companhia aérea no embarque

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (15), em nota, que o controle do comprovante de vacinação contra o novo coronavírus de viajantes que quiserem entrar no Brasil deve ser feito pelas companhias aéreas no momento do embarque. De acordo com o ministro, cabe às empresas  exigir o certificado de vacinação, assim como já ocorre com a exigência do teste PCR e a declaração à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Barroso é o relator de uma ação no STF que discute a exigência do chamado passaporte da vacina. Na semana passada, o ministro determinou a exigência. O governo federal, porém, ainda não publicou a portaria com as regras. Entretanto, o plenário virtual do Supremo começou a julgar hoje se mantém a decisão de Barroso. 

"O ministro Luís Roberto Barroso esclarece que o controle do comprovante de vacinação pode ser feito, como regra, pelas companhias aéreas no momento do embarque, como já é feito com o exame de PCR e a declaração à Anvisa", afirma a nota do STF. "Não há qualquer razão para tumulto na chegada ao Brasil, pois o controle já terá sido feito. A esse propósito, consultado pela Iata, o gabinete do ministro já repassou essa orientação. Nos aeroportos brasileiros, bastará uma fiscalização por amostragem, sem causar filas", acrescenta.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.