Barroso diz que TSE pretende permitir votação pelo celular no Brasil
Mais de 30 empresas da área de tecnologia farão estudos de viabilidade

Foto: Reprodução/A Tribuna
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira (12) que pretende levar adiante um projeto para transformar a votação no Brasil em um processo totalmente digital via telefone celular. Segundo Barroso, já nas eleições deste ano, mais de 30 empresas da área de tecnologia devem iniciar estudos de modelos e formas de implementar o voto pelo celular em um futura eleição no país. Entretanto, Barroso afirmou que a ideia só seguirá em frente se se mostrar eficaz e totalmente segura.
Barroso frisou ainda que uma eleição no Brasil, com o uso de 500 mil urnas eletrônicas, é orçada em R$ 1,2 bilhão, fora os elevados custos com manutenção dos equipamentos. “A cada dois anos precisamos repor 20% das urnas e isso custa R$ 700 milhões e é uma licitação tormentosa e judicializada... espero eliminar esse custo e esse transtorno administrativo”, disse Barroso a jornalistas em entrevista com correspondentes estrangeiros.
Os testes para o projeto “eleições do futuro” começam as ser feitos no pleito deste ano em três cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba e em Valparaíso, no estado de Goiás). Barroso disse acreditar que o mais natural seria começar a experiência, caso ela seja aprovada, por uma eleição municipal e não no pleito de 2022, que inclui a eleição presidencial.


