Base militar dos EUA no Iraque é atingida por morteiros
Nenhum militar americano foi atingido
Foto: Reprodução
Uma base militar norte-americana no Iraque, ao norte de Bagdá, foi atingida neste domingo por oito morteiros, segundo fontes militares iraquianas, citadas pela AFP. Não foram dadas informações sobre a origem dos disparos. As primeiras notícias falavam em quatro foguetes e depois em oito.
Quatro soldados iraquianos ficaram feridos, mas nenhum militar norte-americano foi atingido, segundo o Exército iraquiano. Quase todas as tropas americanas já deixaram a base, localizada em Balad, a 70 km de Bagdá, após a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã, avançam as mesmas fontes.
"Restam apenas quinze soldados americanos e um avião em Balad", assegurou à AFP uma fonte militar iraquiana.
Na quarta-feira passada, o Irã lançou mais de uma dúzia de mísseis contra duas bases iraquianas em Ainal-Assad e Arbil, locais que albergam tropas norte-americanas. Os Guardas da Revolução iranianos assumiram a autoria do atentado e nominaram como uma “operação de vingança” contra a morte do general Qassem Soleimani, o comandante da força de elite Al-Quds que morreu em decorrência de uma ataque por drone ocorrido em 3 de janeiro e ordenado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.