BC avança nas discussões para criação do Real Digital, moeda digital brasileira
Instituição inaugurou uma série de webinars para tratar do assunto, com a palestra Potenciais do Real em formato digital
Foto: Reprodução/ Agencia Brasil
O Banco Central está avançando nas discussões para criação e a implantação da moeda digital brasileira, o Real Digital. Na última quinta-feira (29), a instituição inaugurou uma série de webinars que vai tratar do assunto, com a palestra Potenciais do Real em formato digital.
A ideia do Banco Central brasileiro é “estabelecer as bases para o eventual desenvolvimento de uma CBDC [Central Bank Digital Currency] que venha a acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira e a aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo”. Dessa forma, pretende “contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio e de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos”, favorecendo a participação do país em outros cenários econômicos e aumentando a eficiência nas transações transfronteiriças.
Na palestra apresentada na quinta (29), o professor Robert Townsend, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que participa do projeto de criação do dólar digital, seguiu a mesma linha. “O papel do banco publico vai além do lucro e abrange o bem-estar da sociedade como um todo. A CBDC é uma outra opção para substituir o papel-moeda, podendo ter moedas estáveis com apoio da moeda bancária, de forma a garantir que o dinheiro é real. Dinheiro público e privado [como é o caso das criptomoedas] podem coexistir de forma saudável nesse ambiente”.