• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • BC inicia Open Banking nesta segunda-feira com promessa de vantagens aos clientes

BC inicia Open Banking nesta segunda-feira com promessa de vantagens aos clientes

Objetivo é melhorar oferta de produtos e serviços aos clientes

Por Da Redação, Agências
Ás

BC inicia Open Banking nesta segunda-feira com promessa de vantagens aos clientes

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O Banco Central (BC) informou que o open banking começou a ser implementado nesta segunda-feira (1°), com o compartilhamento de dados das instituições financeiras ao público como, por exemplo, as características e preços de produtos e serviços bancários de varejo relacionados a contas, cartão de crédito e operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Segundo informações do BC, o sistema possibilitará o surgimento de ferramentas de comparação de produtos e serviços, aumentando a competitividade entre os bancos e a melhorando a oferta aos clientes.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse, durante evento virtual de lançamento, que o open banking é uma das iniciativas de uma agenda mais ampla da instituição, que visa criar o "sistema financeiro do futuro". Essa agenda inclui ainda o sistema de pagamentos instantâneo (Pix) e a modernização da legislação cambial. “Um importante objetivo da atuação do Banco Central é tornar o sistema financeiro nacional mais eficiente, moderno e promover a democratização dos serviços financeiros através da tecnologia”, disse Campos Neto, durante evento virtual de lançamento, na manhã de hoje.

A Fase 1 do open banking, iniciada nesta segunda-feira, tem como alvo as outras instituições financeiras ou de pagamento, desenvolvedores, potenciais fintechs e acadêmicos, visando à criação de plataformas e de novos modelos de negócios. Os dados estão disponíveis nos sites de cada banco.

O open banking é a padronização do processo de compartilhamento de dados e serviços financeiros pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BC, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Por meio do sistema, os clientes terão poder sobre as informações levantadas pelos bancos e poderão autorizar o compartilhamento a outras instituições. O compartilhamento de dados cadastrais e de transações dos clientes, entretanto, começa apenas na segunda fase, prevista para 15 de julho. Com isso, será possível também a entrega de serviços customizados aos diferentes perfis, levando em consideração os interesses, objetivos e necessidades de cada público.

Transparência

Ainda segundo o presidente do BC, os dados são a principal barreira de entrada na indústria financeira de serviços. “Ele permitirá o aumento da transparência e a redução da assimetria de informações, ou a precificação da assimetria de informações de forma mais eficiente, diminuindo, assim, as barreiras à entrada no sistema financeiro e favorecendo um ambiente de negócios mais inclusivo.”

A terceira fase do sistema está prevista para 30 de agosto, com o início de serviços de pagamentos e de encaminhamento de propostas de crédito, e a quarta fase, para 15 de dezembro, com a ampliação de produtos e serviços financeiros integrados na infraestrutura do open banking, operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.