BC inicia quarta reunião do ano para definir juros básicos
Para o mercado financeiro, órgão deve manter a taxa em 13,75% ao ano
Foto: Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa nesta terça-feira (20), em Brasília, a quarta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Para o mercado financeiro, o órgão deve manter a taxa em 13,75% ao ano, mesmo com a queda recente da inflação. No entanto, existe a possibilidade de a reunião sinalizar o primeiro corte desde agosto do ano passado.
Na segunda-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os juros deveriam ter começado a cair em março. Desde o início do ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também critica os juros. Em janeiro, ele afirmou que o atual nível da taxa Selic atrapalha os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que a Selic esteja nesse patamar.
Embora a taxa básica tenha parado de subir em agosto do ano passado, está no nível mais alto desde o início de 2017. O último recuo da Selic ocorreu em agosto de 2020, quando a taxa passou de 2,25% ao ano para 2% ao ano, o menor patamar da história.