Bebê passa por cirurgia após nascer com dentes em cidade de Rondônia
Condição pode dificultar a amamentação e oferecer riscos à saúde do recém-nascido, segundo odontopediatra

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Uma recém-nascida precisou passar por um procedimento cirúrgico nos primeiros dias de vida após nascer com dentes, em Cacoal, no interior de Rondônia. O caso chamou atenção por se tratar de uma condição rara, conhecida como dentes neonatais.
Segundo a cirurgiã-dentista Luana Cardoso, especialista em odontopediatria, a família procurou atendimento após a mãe perceber dificuldades durante a amamentação. Os dentes presentes na boca da bebê causavam desconforto e poderiam trazer riscos à saúde.
De acordo com a profissional, os dentes neonatais surgem, geralmente, por fatores genéticos ou pela posição superficial do germe dentário, estrutura responsável pela formação do dente ainda durante a gestação.
Existem dois tipos principais dessa condição. Em alguns casos, os dentes são firmes e podem permanecer na boca do bebê, desde que haja acompanhamento profissional. Em outros, os dentes são amolecidos, o que representa risco de deslocamento, podendo ser engolidos ou aspirados. No caso atendido em Cacoal, os dentes eram do tipo móvel, o que levou à indicação de extração imediata.
“Quando os dentes estão amolecidos, a extração é necessária porque há risco de aspiração ou deglutição, o que pode trazer complicações graves para o bebê”, explicou a odontopediatra ao portal G1.
A especialista também esclareceu que não há comprovação científica de relação entre a alimentação da mãe e o surgimento dos dentes neonatais. Apesar da cirurgia, o desenvolvimento da dentição definitiva da criança não será afetado.
“Mesmo com a extração, os dentes permanentes vão se formar normalmente. Não há prejuízo futuro para a saúde bucal da criança”, afirmou.


