Temporal avança pelo país e Inmet emite alertas para todos os estados

Temporal avança pelo país e Inmet emite alertas para todos os estados

Por Da Redação
Às

Atualizado
Temporal avança pelo país e Inmet emite alertas para todos os estados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira (2). Em alguns estados, há previsão de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, além de risco de raios e transtornos como alagamentos e quedas de árvores.

Os avisos abrangem o Distrito Federal e os estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Segundo o Inmet, as instabilidades devem persistir ao longo do dia, com volumes elevados de chuva em curto período. O órgão orienta a população a evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante tempestades e redobrar a atenção em regiões suscetíveis a deslizamentos.

De acordo com o Climatempo, a atuação de uma frente fria favorece chuvas de moderada a forte intensidade, com possibilidade de temporais, rajadas de vento entre 40 e 50 km/h e temperaturas elevadas em diversas áreas do país.

No Sul, a frente fria influencia o tempo principalmente no Paraná, com chuva de fraca a moderada intensidade. As precipitações também atingem o sul e o oeste de Santa Catarina, além do litoral norte e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

No Sudeste, são esperadas pancadas de chuva no norte, oeste, interior, sul e Triângulo Mineiro, além do oeste, nordeste, norte e litoral de São Paulo.

No Centro-Oeste, o tempo segue instável, com calor e pancadas de chuva em grande parte de Goiás, no noroeste de Mato Grosso e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, a previsão indica chuva no oeste da Bahia, no interior do Piauí, além do Maranhão, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

No Norte, as instabilidades continuam sobre o Amazonas, Acre e sul do Pará, além de Roraima, Tocantins, Rondônia e norte do Amapá.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário