Biden abraçará acordos da era Trump que normalizaram relações entre Israel e países árabes
O presidente norte-americano desembarcou nesta quarta (13) em Israel
Foto: Reprodução/Instagram
O presidente norte-americano Joe Biden desembarcou nessa quarta-feira (13) em Israel para abraçar acordos da era Trump que normalizaram as relações entre Israel e países árabes. Ainda antes, os Estados Unidos já estavam trabalhando para aprofundar a coordenação de segurança israel-árabe e os acordos que aproximarão Israel e Arábia Saudita.
Após desembarcar em Tel Aviv, o presidente norte-americano comentou sobre o fortalecimento da relação entre Estados Unidos e Israel. "Vamos aprofundar nossas conexões em ciência e inovação e trabalhar para enfrentar os desafios globais por meio do novo diálogo estratégico de alto nível sobre tecnologia", disse.
Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a Arábia Saudita deve anunciar esta semana que permitirá que todos os voos comerciais de e para Israel usem seu espaço aéreo e que a minoria muçulmana de Israel faça voos fretados diretamente para a Arábia Saudita para participar do Hajj, o evento anual peregrinação a Meca.
Enquanto isso, as autoridades palestinas parecem não ter ficado satisfeitas em ver o movimento de Biden para expandir os acordos de normalização entre Israel e países árabes. A Palestina espera que os Estados Unidos foque em reviver o processo de paz israelense-palestino e reverta as ações do governo Trump, incluindo cumprir sua promessa de reabrir um consulado dos EUA em Jerusalém para lidar com palestinos.