• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Biden diz que que encontrará Xi Jinping caso o líder chinês compareça ao encontro do G20
Mundo

Biden diz que que encontrará Xi Jinping caso o líder chinês compareça ao encontro do G20

Os líderes ainda não se encontraram pessoalmente desde a posse de Biden, em 2021

Por Da Redação
Ás

Biden diz que que encontrará Xi Jinping caso o líder chinês compareça ao encontro do G20

Foto: Xinhua|Reprodução/Youtube

O presidente norte-americano Joe Biden disse a jornalistas que "com certeza" encontrará o presidente da China Xi Jinping caso este compareça ao encontro do G20 em Bali, na Indonésia. Os líderes ainda não se encontraram presencialmente desde que Biden tomou posse, em janeiro de 2021.

Um funcionário americano disse que, durante a última conversa por telefone entre os chefes das superpotências, eles decidiram "encontrar em comum acordo um momento" para uma reunião presencial. A Casa Branca ainda vai confirmar os detalhes da ida de Joe Biden à Bali.

Em agosto, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse à Bloomberg que tanto Xi quanto o presidente russo, Vladimir Putin, participarão da cúpula do G20, abrindo também a possibilidade para a primeira reunião Biden-Putin desde que Moscou invadiu a Ucrânia.

Aumento da tensão

A tensão entre Estados Unidos e China foi potencializada desde que a China passou a ameaçar Taiwan, ilha de conta com o respaldo dos Estados Unidos. De acordo com o chanceler de Taiwan, Joseph Ru, a China planeja uma invasão.

No último dia 16, em meio a escalada militar da China em Taiwan, os Estados Unidos testaram um míssil intercontinental com capacidade nuclear. Os militares norte-americanos, no entanto, negaram qualquer intenção de "demonstrar forças" diante da movimentação chinesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.