• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Biden e Putin devem conversar por videoconferência neste sábado (12)

Biden e Putin devem conversar por videoconferência neste sábado (12)

No último diálogo, líder russo havia ameaçado ruptura diplomática em caso de sanções

Por Da Redação
Às

Biden e Putin devem conversar por videoconferência neste sábado (12)

Foto: Creative Commons

Segundo fontes próximas à Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve conversar por videoconferência com o presidente russo Vladimir Putin neste sábado (12). As informações são da CNN.

Os líderes tiveram o último contato no final de dezembro de 2021, ocasião em que Putin alertou para uma ruptura diplomática com o Ocidente caso a Rússia fosse alvo de um novo pacote de sanções. No entanto, recentemente,  Biden indicou que responderia “de maneira decisiva” se Moscou invadisse a Ucrânia.

Não há informações sobre o horário da conversa e se esta acontecerá formalmente. 

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou nesta sexta (11) que o início da incursão militar da Rússia sobre o território ucraniano pode acontecer “a qualquer momento”. Após o anúncio, o Pentágono informou  que mais 3 mil tropas foram deslocadas para a Polônia. Até o momento, o país conta com cerca de 1.700 soldados norte-americanos.

Ainda nesta semana, o presidente francês Emmanuel Macron se encontrou com Putin, em Moscou, e afirmou querer construir confiança” e “evitar a guerra” no continente.

“Entendo perfeitamente: compartilhamos uma preocupação comum sobre o que está acontecendo no campo da segurança na Europa”, afirmou Putin.

Em seguida, Macron seguiu para Kiev, onde se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Além dele, a ministra de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, também se reuniu com o equivalente russo, Sergei Lavrov, e afirmou que uma guerra na região seria “desastrosa para o povo russo e ucraniano e para a segurança europeia”.

Em resposta, Lavrov criticou a intransigência da delegação britânica em escutar a posição do Kremlin sobre o tema. “Estou honestamente desapontado que nossa conversa acabou como o mudo e o surdo. Nossas explicações detalhadas caíram em terreno despreparado”, afirmou o diplomata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário