Na Europa, 32 países abrem as fronteiras para brasileiros
Autorização é para quem está totalmente vacinado contra Covid-19

Foto: Pascal Meier/Unsplash
Os brasileiros completamente vacinados contra a Covid-19 poderão viajar sem restrições a 32 países da Europa. A informação é do Poder360. Com isso, não são exigidos isolamentos e nem testes PCR. Basta apresentar um comprovante de vacinação contra a doença.
Para comprovar a imunização completa, é necessário ter um certificado redigido em inglês que garanta a aplicação das doses. É possível emitir o documento por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde.
Além dos 32 países que estão liberados sem restrições, outras 14 nações europeias também permitem a entrada de brasileiros, mas ainda exigem teste e/ou quarentena como requisito. Alguns deles são Áustria, Bélgica, Eslováquia, França, Holanda e Islândia. Os governos da Grécia e da Polônia abriram recentemente suas fronteiras e também exigem teste de Covid-19 com resultado negativo.
Apesar de estar entre os países que autorizaram a entrada de brasileiros, não permite a entrada no território a turismo. De acordo com o site oficial da embaixada do país em Brasília, a entrada de visitantes do Brasil só é permitida por razões específicas de trabalho, saúde, estudo, urgência absoluta e retorno ao seu domicílio, casa ou residência.
A Itália também libera a entrada de pessoas que permaneceram ou transitaram no Brasil nos últimos 14 dias da data de viagem. No entanto, o passageiro realizar um teste PCR até 72 horas antes ou um teste rápido de até 24 horas antes do embarque. É preciso cumprir o isolamento de 10 dias no endereço indicado no formulário.
Azerbaijão, Croácia, Kosovo, Portugal e Reino Unido relaxaram as restrições e agora permitem a entrada de brasileiros somente com a apresentação do comprovante de vacina. A Rússia, porém, abriu as fronteiras para o Brasil, mas tem como critério a realização de um teste de até 48 horas antes do voo.
A Finlândia anunciou que, a partir da próxima terça-feira (15), estrangeiros poderão entrar no país somente com comprovante de vacina. Até lá, será preciso apresentar teste PCR de até 48 horas além do certificado de imunidade.