• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Biden quer que Bolsonaro seja signatário de carta que defende a democracia
Mundo

Biden quer que Bolsonaro seja signatário de carta que defende a democracia

Carta prevê apoio ao trabalho de observadores eleitorais

Por Da Redação
Ás

Biden quer que Bolsonaro seja signatário de carta que defende a democracia

Foto: Flickr/Casa Branca | PR

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, espera que o presidente Jair Bolsonaro seja signatário de um documento em defesa da democracia, que prevê apoio ao trabalho de observadores eleitorais. O tema faz parte das declarações de intenções que a Casa Branca pretende abordar durante a Cúpula das Américas.

"O Brasil está participando desde o início do processo negociador em espírito construtivo e aberto. Essa declaração (sobre democracia e direitos humanos) não coloca nenhum problema para o Brasil, porque o País cumpre com tudo o que lá está e participa ativamente e apoia as missões de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA)", afirma o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, Secretários das Américas no Ministério das Relações Exteriores (MRE). "O Brasil não está na lista de países que têm problemas com missões eleitoras", afirma o diplomata.

Em abril deste ano, o Itamaraty não gostou da intenção do Tribunal Superior Eleitoral de buscar apoio de observadores internacionais para as eleições. O MRE afirmou que não é "da tradição do Brasil ser avaliado por organização eleitoral da qual faz parte". O Brasil é integrante da Cúpula das Américas, organizada no âmbito da OEA.

"Os Estados Unidos sabem que todos temos trabalho a fazer para construir uma democracia forte e inclusiva no hemisfério, inclusive aqui em casa", afirmou Brian Nichols, secretário de Estado adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, em entrevista coletiva. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário