Biden quer Rússia expulsa do G20, grupo de países mais ricos do mundo
Proposta foi feita inicialmente pela Polônia com forma de enfraquecer o presidente Vladimir Putin
Foto: Reprodução/Flickr / Casa Branca
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta quinta-feira (24) a expulsão da Rússia do G-20, grupo que reúne os países mais ricos do mundo. A proposta foi feita inicialmente pela Polônia, em uma tentativa de enfraquecer e isolar o presidente russo Vladimir Putin pela guerra iniciada contra a Ucrânia.
A declaração de Biden ocorreu durante sua primeira fala após reunião de cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), realizada em Bruxelas. Na ocasião, o presidente norte-americano também disse que Putin fracassou na investida contra o Ocidente.
“Ficou claro que ele achou que a gente não conseguiria manter essa coesão. Ele conseguiu o resultado exatamente oposto”, afirmou.
Nesta quinta, a guerra completa um mês, e os líderes da Otan estão reunidos em Bruxelas para avaliar novas medidas que possam acelerar o fim da guerra. Foi justamente o desejo da Ucrânia de entrar na organização que deu a Putin o motivo para a invasão russa, em 24 de fevereiro.
Em Bruxelas, Putin comentou brevemente a situação das negociações de paz entre russos e ucranianos. As conversas estão estagnadas. “A Ucrânia que deve decidir se cede território [nas negociações, como forma de conseguir um acordo de paz]”, resumiu.