Biodiversidade de insetos no Brasil está em tendência de queda, aponta estudo
Cientistas reuniram 75 avaliações para diferentes espécies
Foto: Thomas Lewinsohn/Unicamp/divulgação
Um estudo feito por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta uma tendência de redução das populações de insetos e biodiversidade no Brasil. O levantamento, coordenado pelo biólogo Thomas Lewinsohn, conseguiu reunir em uma única análise 75 observações sobre populações desses bichos e o resultado mostra que seu número está em queda. A informação é do jornal O Globo.
Para realizar a análise, os cientistas tiveram que contornar um problema difícil: a escassez de pesquisas brasileiras de longo prazo para monitorar populações de insetos de maneira sistemática. Para cobrir a lacuna de dados, os pesquisadores arranjaram uma maneira de contabilizar em um só trabalho estudos formais e considerações de outros entomólogos sobre suas experiências de campo.
O trabalho reuniu estudos que versavam sobre medidas de quantidade para 39 conjuntos estudados e medidas de biodiversidade para 38 diferentes áreas estudadas. O resultado preocupante é que 19 observações mostram populações em queda, e 14 mostram a biodiversidade em queda, em quatro dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pampa. O estudo não tratou do motivo da redução da quantidade de insetos no país, mas a perda de hábitat é considerada o principal fator de explicação. Há outras variáveis a serem consideradas, como o uso de agrotóxicos e a mudança climática.